A GM tem um plano ambicioso para acelerar a produção e as vendas de carros elétricos globalmente. No entanto, durante o primeiro semestre os números de entregas não foram tão favoráveis nos Estados Unidos.
Mas agora, a montadora norte-americana quer recuperar o tempo perdido e aumentar sensivelmente a produção de veículos elétricos neste segundo semestre. Uma matéria do Detroit Free Press relata que a GM está se preparando para isso com a ampliação da capacidade de produção de baterias, entre outras medidas.
O presidente norte-americano da empresa, Rory Harvey, falou sobre esse tema durante um apresentação recente da marca e admitiu uma progressão mais lenta na fabricação dos modelos Cadillac Lyriq e o GMC Hummer EV, apontando para um único problema de fornecimento que tem a ver com a disponibilidade do módulo de bateria, ainda que fontes tenham dito se tratar também de outras causas.
Ambos os veículos são baseados na nova plataforma Ultium, que é dedicada para veículos elétricos e foi desenvolvida internamente pela GM. Os modelos são equipados baterias provenientes da Ultium Cells LLC em Ohio, que é uma joint venture com a LG Energy Solution.
"Tivemos problemas de fornecimento – qualquer coisa na cadeia de suprimentos – poderia ser as unidades de propulsão, qualquer coisa... você recebe uma peça e, de repente, é uma outra que é necessária", disse a fonte ao Detroit Free Press.
Além da questão do fornecimento de baterias, a logística também se apresenta como um grande desafio para a GM nos Estados Unidos. Tanto a CEO da GM, Mary Barra, quanto o vice-presidente Scott Bell afirmam que este ainda é o maior desafio para a montadora:
Na verdade, há um problema nos Estados Unidos que esta afetando toda a indústria automotiva, não só a GM, como as grandes montadoras instaladas no país. Trata-se da escassez de vagões ferroviários, o que tem feito os pátios ficarem lotados de veículos à espera de serem encaminhados para as concessionárias.
Desafios à parte, Rory aposta em uma rápida recuperação da capacidade de produção e forte aumento do volume mês a mês neste segundo semestre.
"Todos os veículos da edição de estreia lá estão todos prontos. Se você olhar para o nosso volume de vendas no mês passado e no mês anterior, eles continuam a aumentar. Este mês vão continuar a aumentar. Então, temos um momento bom e positivo agora."
Mas longe dos Estados Unidos, aqui no Brasil, onde a GM depende menos de grandes volumes, ao menos por enquanto, a marca Chevrolet se concentra na venda do recém-lançado Bolt EUV e trabalha nos testes de adaptação e homologação para os modelos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV, ambos com lançamento previsto para 2024.
Fonte: Detroit Free Pass
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